Obriga-du!

Hoje foi recorde de público nesse blog! 135 pessoas passaram por aqui. Muito obrigado pelos comentários, pelos e-mails e recados no orkut! A viagem está ótima e é muito bom poder contar para vocês as coisas que vejo por aqui.

Acabei de chegar de San Francisco e daqui a pouco tem um jantar na casa do TJ. Por falar em jantar, quero citar alguns hábitos que as pessoas aqui têm que… bom… então, são hábitos.

1) Eles acham normal assoar o nariz durante as refeições. Levantar da cadeira, ir no banheiro? Pra que? Tem um guardanapo ali mesmo… Sério, isso acontece em restaurante, reunião do Rotary, em casa. É medonho.

2) Em todos os lugares os guardanapos são de pano. Isso é bem legal!

3) Eles fazem muito barulho para comer e beber. Devem achar legal compartilhar com a galera o momento exato em que engolem qualquer coisa.

4) Eles fazem perguntas estranhas. Tipo: “Qual a porcentagem de etanol na gasolina do Brasil?” “Quanto você acha que minha casa vale?” “Sua cidade fica a quantos metros do nível do mar?” e sempre tem a clássica: “Você mora muito longe da Amazônia?”

5) As cidades são mesmo irritantemente limpas. Chega a dar raiva, porque nunca tem lixo na rua, no chão. E eu nunca vi um gari ou alguém limpando nada. Parece que tudo é naturalmente limpo. Ahá! Mas hoje eu peguei um cara no flara! Bem vi ele jogando uma bituca de cigarro no chão. Quase chamei a polícia.

6) Eles acham que a gente só pode fazer uma grande refeição por dia. Se eles comem muito no almoço, o jantar é salada e carne. Se eles sabem que o jantar vai ser caprichado, almoçam um pacote de batata.

7) Eles estão muito preocupados com alimentação. Os produtos estão sempre destacando suas vantagens nutricionais. Chegam a inventar coisas estranhas. Ontem eu tomei um refrigerante de kiwi com abacaxi que era transparente. E no rótulo o fabricante tava todo feliz contando que não tinha sódio nem corante. A Tice ia se orgulhar de mim.

8) Tudo aqui é grande. (Pausa para sua piada sem graça com conotação sexual. Pronto? Riu sozinho?) Os produtos sempre vem em embalagens absurdamente grandes. Ontem o TJ comprou um pacote de batata frita para o almoço. Deu para sete pessoas comerem e ainda sobrou.

9) Nunca vi um povo tão educado. Eles pedem desculpa e licença pra tudo. A vez do outro aqui é uma coisa sagrada. Fila é uma quase uma instituição de divina! Igualzinho no Brasil.

10) A noção que eles têm que o que público pertence a todo mundo é muito legal. Ontem visitamos uma biblioteca e mesmo os livros bem antigos estavam muito bem conservados. Acho que no Brasil as pessoas pensam que o que é público pertence a elas mesmo, então pode estragar. Aqui eu entendo que eles pensam o contrário, se é público, é de outra pessoa também e eu tenho obrigação de cuidar bem.

Agora vou ali tomar banho que já são 05:00 e tá quase na hora do jantar. Sim, já estou acostumado a jantar com o sol rachando lá fora. Aqui também tem horário de verão.

Anúncios

4 Responses to “Obriga-du!”


  1. 1 Eduardo Matzenbacher abril 17, 2010 às 12:58 am

    Cara, o post é muito longo por isso não li inteiro. Como não sei sobre o que se trata vou comentar sobre algo aleatório somente para demonstrar minha felicidade em postar nesse blog.

    Dito isso penso que falei tudo!

  2. 2 tice abril 17, 2010 às 10:59 pm

    Tá vendo Strin! Tem coisas que no Brasil o povo é mais educado!

  3. 3 Lucas Leite abril 18, 2010 às 4:53 am

    é tenso, né? impressionante como em alguns lugares essa noção de coletivo e público é mais definida que no brasil.

  4. 4 Livia abril 18, 2010 às 1:59 pm

    Oi!!!
    Sou a Irma da andrea…
    Well muito engracado seus textos 🙂
    Mais e a pura verdade!!!
    Sao pessoas muito legais as vezes comparo americanos como um pessego lindo and sweet por fora e indagaveis por dentro!!!
    Perguntao sempre
    how are you?
    Mais na verdade nao querem saber a resposta!!!
    Abrem as portas da casa, te dao a chave da porta, mais tem 1000 mil cameras escondidas, pode Crer rke check it out!!!
    Tempo e dinheiro e por isso que coisas como lavar passar e cozinhar… Ja tem tudo um esquema!!!
    Abrir a janela para entrar um ar nunca!!!
    Eles adoram tudo que e organic desde de fruits ate roupa … Dobro do preco imagina roupa organica, piada ne!!!
    Aki ou vc come muito bem ou come muito junk!!!
    Sempre falam sobre grana e a primeira coisa que te perguntam e o que vc faz e k quem vc quer ser daki a 10 Anos…!!!
    Enfim sao muitas diferencas, porem se nos brasileiros tivessemos 1% da diciplina and forward looking que eles sao o Brasil seria o perfeito lugar do mundo para se viver!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: